Golpe dos Perfis

Fakes no Instagram

 

Estamos vivenciando o surgimento de perfis fakes que tentam se passar pela conta oficial do Hotel Fazenda Roseira. Esses perfis andam causando inúmeros problemas tanto para nós, como hotel, quanto para os usuários que creem estar seguindo uma conta oficial e responsável.

Sabemos bem que a próxima vítima pode ser você, algum amigo próximo, um familiar e também nós, que trabalhamos duro e honestamente para conquistar o respeito de nossos hóspedes.

Antes de mais nada, pedimos para que você siga a nossa conta oficial no Instagram: @hotelfazendaroseira.

Como o golpe acontece

Um detalhe que você deve saber é de que não há outra forma de se conseguir seguidores no Instagram se não for de forma orgânica. Para isso, muitos perfis aderem à tática de sorteio de alguns prêmios para conseguir novos seguidores. Com aquela regrinha básica “siga o nosso perfil, marque mais três pessoas e concorra a um prêmio XYZ”

E é nessa brecha que esses bandidos tentam entrar. A tática desse golpe que está circulando há algum tempo no Instagram, é a de criar perfis fakes similares aos oficiais de empresas. Os golpistas criam, por exemplo, uma conta com o nome do nosso hotel fazenda e prometem sorteios com diárias em finais de semana, feriados e até mesmo férias. Afinal, quem aqui não gostaria de passar um final de semana em Brotas, curtindo as atividades de aventura, as cachoeiras, se hospedando no alto da serra no Hotel Fazenda Roseira totalmente grátis? Dessa forma eles seduzem esses seguidores causando transtornos e prejuízos tanto para vocês quanto para nós. Simplesmente esses criminosos podem acessar seus dados e, por exemplo, clonar seu whatsapp. Siga o nosso passo a passo e não corra esse risco.

Como identificar o golpe

Aí você deve se perguntar: como faço para não cair em um golpe como esse? É bem simples, primeiro vamos explicar como eles se apresentam. Primeiramente criam uma conta fake, com a @ parecida com a nossa oficial, e em seguida saem seguindo inúmeras pessoas, que acham as postagens atraentes e começam a seguir de volta. Fique atento, pois DIFICILMENTE um perfil de negócios como os do ramo de hotelaria segue alguma pessoa. Geralmente pessoas que se tornam fãs do local é que seguem esse perfil.

A partir do momento que você segue essa página fake de volta, os golpistas mandam uma mensagem pelo direct dizendo que observaram que você segue nossa página verdadeira. Provavelmente eles nos chamarão de “página de publicidade”, forçando a ideia de que eles também são uma página “oficial”.

Assim, seguindo a página fake, você teria o direito de participar de um possível sorteio, desde que forneça informações como nome completo e número de telefone. A mensagem é seguida de um link, que ao clicar, você deixa de ter acesso ao aplicativo de mensagens WhatsApp. Há ainda algumas outras formas de golpes como a geração de códigos entre outros. Dessa forma eles podem usar seu contato para, por exemplo, pedir dinheiro emprestado a amigos próximos, invadir aplicativos de contas bancárias, roubar seus dados e etc. E acreditem, muitas pessoas caem nesse golpe, não estamos falando de casos isolados.

Como proceder ao identificar um perfil fake

 

Para que você não caia em nenhum golpe dessa natureza, temos algumas dicas:

  • – Confira sempre as postagens desse perfil. Veja se há posts antigos, de anos atrás, com vários compartilhamentos, stories salvos. As contas fakes geralmente possuem várias postagens recentes, criadas em um curto espaço de tempo. Dessa forma você saberá que a página é real, que ela está na ativa há bastante tempo. 
  • – Desconfie sempre de prêmios mirabolantes, pois essa é a grande isca que estes criminosos utilizam. 
  • – Nunca envie o código de seu whatsapp para participar de algum sorteio ou promoção. Essa é a porta aberta para que estes golpistas usem o seus dados para fazerem o que bem entender com toda a sua lista de contatos.– Sempre que vir um perfil como esses, seja no instagram, no facebook ou qualquer outra mídia social, DENUNCIE! Essa é a única forma de cessar os golpes dessas páginas fakes.

Como denunciar uma conta fake

 

No aplicativo do Instagram, você pode denunciar perfis selecionando “Denunciar” no menu suspenso no canto superior direito. Selecione “O conteúdo é inadequado”, em seguida “Denunciar conta” e por último escolha “Está fingindo ser outra pessoa”.

Fique atento para não cair nesse golpe, e se tiverem alguma dúvida entre em contato conosco.

Hotel Fazenda Roseira.

Localização

Estrada Municipal Brotas – Patrimônio, km 18 – Bairro Roseira – Brotas-SP

Telefone
(14) 3014-9227

Email

contato@hotelfazendaroseira.com.br

WhatsApp chat